Especializações

Metodologia e Pesquisa

com João Henrique Bianco

Metodologia e Pesquisa

8 aulas de 2 ½ horas (aulas semanais)

Carga Horária: 20 horas

Pré-requisito: Semestre 3 / Previsão 1 e 2 / Bloco Fundamental

Modo on-line com transmissão ao vivo

Este curso faz parte do CPG • Central de Pesquisas Gaia

• Desenvolver no estudante a importância do trabalho de pesquisa científica;
• Iniciar o estudante de Astrologia no processo de Investigação Científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos, além de melhor instrumentá-lo para a realização de pesquisas;
• Auxiliar o aluno no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, segundo seus fundamentos epistemológicos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa;
• Propiciar os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

Conteúdo
• Textos teóricos sobre conhecimento em pesquisa científica: o que é pesquisa científica, por quê e para quê pesquisar;
• O que é a pesquisa científica em Astrologia, contribuições sociais, vantagens e desvantagens;
• Informações técnicas a respeito da leitura de qualidade, de uma forma eficiente de registros de dados e de técnicas de produzir textos;
• Suporte para a escrita de resumo, resenha e artigo.

Aula 1
1.Proposta do Curso de Metodologia de Pesquisa em Astrologia – apresentação geral.
2.Escolha do Tema – Fatores internos e externos.
3.Recursos para pesquisa: leitura (possibilidade de três etapas), registro de dados (de acordo com a prática do pesquisador) e produção de texto.

Aula 2
1.Organização do trabalho de pesquisa – orientações gerais.
2.O que é um projeto de pesquisa.
3.Levantamento de literatura geral e específica para o projeto de pesquisa.

Aula 3
1.Leitura, análise e interpretação de texto: Delimitação da unidade de leitura / Análise textual / Análise Temática / Análise Interpretativa.
2.Formulação de esquemas e síntese textual.

Aula 4
1.Resumo: O que é um Resumo e como desenvolvê-lo.
2.Abordagem e levantamento de dados. Registro de dados para pesquisa.

Aula 5
1.Construindo um estilo de redação – sugestões. Resenha / Artigo / Dissertação – Análise de exemplos

Aula 6
1.Exercícios de análise e produção de Resenha / Artigo / Dissertação.

Aula 7
1.Dados que deverão constar do Projeto a ser desenvolvido I: Tema - Objeto de Pesquisa (o que?) / Objetivos (para que?) / Justificativa (por que?)

Aula 8
1.Dados que deverão constar do Projeto a ser desenvolvido II: / Metodologia (como?) / Esquema geral de ideias.

Modo online / Presencial Remoto

As aulas são realizadas em Modo online com transmissão ao vivo, na modalidade Presencial Remoto.

As aulas ficam gravadas, possibilitando acompanhamento a qualquer hora após a transmissão, de acordo com sua disponibilidade, por tempo determinado.

Eventualmente podem ser agendados encontros presenciais na sede da Gaia em São Paulo, em outras datas além do curso, sem obrigatoriedade de comparecimento e sem comprometimento da formação.

Podem ser programados fóruns híbridos (presenciais e online) para interação entre alunos e professores.

T-metodologia-pesquisa.jpg
T-astrologia-classica.jpg