Central de Pesquisa Gaia

banner-cpg2.jpg

O CPG • Central de Pesquisas Gaia é um departamento da criado em Abril de 2005, com o objetivo de incentivar a pesquisa em Astrologia pelos alunos regulares, ex-alunos e astrólogos formados.

Esse departamento instituiu o Projeto Novos Astrólogos. A intenção desse projeto é possibilitar a experiência de produção de pesquisa ao estudante de Astrologia.

Apresenta-se, assim, uma oportunidade para a formação científica de profissionais, visto que se propõe a fornecer ao indivíduo recursos para formá-los.

A Gaia dá a cada pesquisador, aluno regular da Gaia, que se comprometer a cumprir as etapas da pesquisa, Bolsa de Estudos para todo o processo. Para ex-alunos e astrólogos há uma taxa de manutenção.

Para participar desse projeto o pesquisador deve cumprir algumas etapas:

PRIMEIRA FASE: (início em Março)

Participação do Curso de Metodologia e Pesquisa em Astrologia, que tem como objetivo dar instrumentos para o indivíduo desenvolver o trabalho de pesquisa e produção de texto.
Nessa etapa o pesquisador deverá definir tema, objetivo e justificativa de sua pesquisa.

Como pré-requisito há a necessidade de ter concluído ou  estar cursando o 3º Semestre do curso de formação, ou ainda ser astrólogo profissional.

Alunos regulares e ex-alunos inscritos no Clube da Gaia não tem custo para realização das pesquisas.

Astrólogos que não tiveram vínculo com a Gaia tem custos a serem conferidos na secretaria.

banner-novos-astrologos-cpg.png

SEGUNDA FASE: (início em Junho)
Inscrição no Projeto Novos Astrólogos, que consta de reuniões para desenvolvimento de um Ante-projeto de pesquisa, com orientação de astrólogos professores da Gaia ou outros convidados. O resultado desta fase, chamado anteprojeto, será apreciado por uma Banca Orientadora composta por astrólogos convidados, com a presença de todos os pesquisadores, para apresentação no mês de Agosto.

Essa Banca terá o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários dos orientadores a respeito do tema de cada pesquisador.

Pauta das reuniões:
1ª - Pesquisa, indicação bibliográfica e a leitura com registro de dados;
2ª - Aproveitamento do material registrado na leitura:
3ª - Elaboração do croquis do trabalho com tema definido, objetivos e justificativas anteriormente elaborados.
4ª - Produção do anteprojeto.

TERCEIRA FASE: (início em Setembro)

Esta fase consta de reuniões para discussão de ideias, resolução de dúvidas e outras questões relativas à execução de um projeto de pesquisa e redação final do trabalho, que será chamado de Trabalho Definitivo.

As reuniões terão o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários da Banca Orientadora a respeito da produção escrita.
O Trabalho Definitivo será apresentado em Março do ano seguinte, apreciado por uma Banca Qualificadora, composta pelos mesmos astrólogos da Banca Orientadora, que avaliará os trabalhos, colocando observações e sugestões, dando passagem aos trabalhos para a 4ª Fase

Pauta das reuniões:
1ª - Formatação do trabalho: as normas da ABNT e as partes constitutivas do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), além das outras tais como a dedicatória, os agradecimentos e o índice;
2ª - Os passos na produção do texto e a importância do trabalho de reescrita;
3ª - A linguagem objetiva do discurso dissertativo (o uso do dicionário, a pontuação, a frase e o parágrafo), a força da argumentação;
4ª - Preparação para a apresentação do trabalho final.

QUARTA FASE: (Julho)

Apresentação pública do Trabalho Definitivo com todas as alterações e sugestões das fases anteriores.
Essa apresentação será aberta ao público, com a presença dos orientadores, dos astrólogos componentes das Bancas Orientadora e Qualificadora, professores da Gaia e convidados.

Essa apresentação será realizada na Semana da Astrologia no mês de Julho, que antecede a
Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia.

Todos os trabalhos deverão ser apresentados, na segunda e terceira fase, em 4 vias, sendo uma via para o coordenador do CPG, uma via para cada cada um dos 2 componente das Bancas e uma via para a diretoria e professores da Gaia Escola de Astrologia.

Na segunda fase do trabalho, o Anteprojeto deverá ser apresentado em cópias comuns para avaliação da Banca Orientadora.

Na terceira fase o trabalho deverá ser apresentado encadernado em espiral e capa plástica.

Na quarta fase o pesquisador deverá fornecer uma cópia do trabalho encadernado em capa dura para inclusão no acervo da Biblioteca da Gaia Escola de Astrologia.